M3


_______________________________________________________
M3_ UTILIZAÇÃO DA MATÉRIA
Transporte nas plantas
Transporte Seiva Xilémica:


Transporte da seiva floémica
Biologia 10º ano - O transporte nas plantas e animais 



Sistemas de transporte em animais
Transporte nos Animais

Todos os seres vivos necessitam de realizar trocas de substâncias com o meio envolvente, condição fundamental para a manutenção da vida. Os animais, em particular, necessitam de receber nutrientes e oxigénio para as suas células e têm de eliminar dióxido de carbono e outros produtos resultantes do metabolismo.

Um sistema circulatório compreende sempre:
·Um fluido circulante que garante o transporte dos nutrientes, a circulação de substâncias reguladoras, as trocas gasosas e o transporte dos resíduos a serem excretados; 
·  Um órgão propulsor destinado a impulsionar o fluido circulante o coração
·  Uma rede mais ou menos complexa de canais de comunicação, entre os diferentes órgãos e tecidos do organismo, que permite o contacto do líquido circulante com o líquido intersticial de todas as células.

 SISTEMA CARDIOVASCULAR


Os fluidos circulantes 





Transformação e Utilização de Energia pelos Seres Vivos

O conjunto de reacções que ocorrem no interior das células de qualquer ser vivo constitui o metabolismo celular. O metabolismo compreende dois tipos de reacções:
· Anabolismo conjunto de reacções químicas onde síntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples, com consumo de energia. Exemplo deste processo é a síntese de proteínas a partir de aminoácidos com consumo de moléculas de ATP.
· Catabolismo conjunto de reacções químicas onde a degradação de moléculas em moléculas sucessivamente mais simples. Como exemplos de catabolismo refiram-se os processos de obtenção de energia (ATP) pelas células. Através destes processos, a energia acumulada em moléculas  orgânicas, como, por exemplo, a glicose, é utilizada na síntese de moléculas de ATP. Estes compostos orgânicos são lentamente degradados ao longo de uma série de reacções em cadeia, ocorrendo por etapas e libertação da energia neles acumulada.
Basicamente, podem considerar-se dois tipos de vias de síntese de ATP:
 Vias anaeróbias (sem intervenção de oxigénio): fermentação e respiração anaeróbia;
·       Vias aeróbias (com intervenção de oxigénio): respiração aeróbia.l: 

         Escola virtual: METABOLISMO https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/419876/E?se=&seType=&coId=9812206&bLkL=1

           Fermentação Alcoólica

·    O ácido pirúvico é descarboxilado, formando-se aldeído acético, que é posteriormente reduzido (pelo NADH), originando etanol, rico em energia potencial.
·       Formam-se dois compostos finais duas moléculas de dióxido de carbono, resultantes da descarboxilação do ácido pirúvico e duas moléculas de etanol, que possuem, cada uma, dois átomos de carbono.
Respiração Aeróbia

A respiração aeróbia é uma via metabólica realizada com consumo de oxigénio que permite a degradação total da molécula de glicose com um rendimento energético muito superior ao da fermentação.




Sem comentários:

Enviar um comentário