Clube de ciências


SOPRO MÁGICO - EXPERIMENTO DE QUÍMICA

Utilizando azul de bromotimol podemos mudar-lhe a cor para amarelo com o CO2 que expiramos. Basta utilizar uma palhinha de refresco e soprar o líquido durante algum tempo.

Podemos reverter a cor amarela para azul?

Experimentámos com um cristal da nossa árvore de natal e aconteceu essa mudança: o bromotimol voltou à cor azul.

Colocando umas gotas de vinagre voltámos a obter a cor amarela…

Explicação:

Estas mudanças de cor acontecem porque o azul de bromotimol é um indicador  ácido - base. Em meios ácidos toma a cor amarela. A cor azul volta a surgir se o meio se tornar ácido.

Quando sopramos, o CO2 da nossa expiração, por reação com a água, torna o meio ácido, daí o azul de bromotimol ter ficado amarelo.

Volta a ser azul porque o borato de sódio do “cristal mágico” é um mineral alcalino.

O vinagre é ácido, daí que voltamos a observar a cor amarela.


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Fazer sabonetes de glicerina é fácil, divertido e educativo!

Não basta derreter a glicerina. É preciso misturar alguns corantes para obter a cor desejada.

Temos procurado associar cor e aroma também não tem sido difícil e, geralmente, todos os alunos do Clube da Ciência estão de acordo com as escolhas que temos feito.

Ao odor da alfazema associámos a cor lilás; à tangerina a cor laranja; à erva cidreira o verde, ao morango o vermelho e ao aroma “Brisa marinha” associámos a cor azul claro.

A forma dos sabonetes depende dos moldes que temos: corações, borboletas, flor, joaninhas, carinhas de gato, et


Encher balões sem soprar!!! 
✓ 1 garrafa de plástico 0,75 l ✓ Vinagre ✓ 1 Balão ✓ Bicarbonato de sódio 1- Mede 100 ml de vinagre e coloca-o na garrafa de plástico. 2- Coloca 3 colheres de café de bicarbonato de sódio dentro do balão. 3- Encaixa o balão no gargalo da garrafa (cuidado o bicarbonato de sódio não pode entrar na garrafa) 4- Levanta o balão de forma a que o bicarbonato de sódio caia dentro da garrafa. 5- Observa o que acontece.
CANDEEIRO DE LAVA


A mensagem secreta 💖💗💘é uma experiência que desafia a curiosidade dos mais novos!

Com fenolftaleína   escrevemos num papel branco uma mensagem . Ficou invisível porque a fenolftaleína é incolor.

Para desvendar a mensagem vaporizámos o papel com…limpa vidros e a mensagem tonou-se visível.

Explicação:

A fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, ou seja, na presença de substâncias ácidas e básicas, ela muda de cor. Em meios básicos torna-se avermelhada.

Assim, quando se borrifou com limpa vidros o papel que contém a mensagem escrita com  fenolftaleína , esta mensagem  tornou-se visível com uma cor com uma cor avermelhada.

O limpa vidros que utilizámos contém uma substância básica ( Amónia).



5 EXPERIENCIAS DIVERTIDAS E FÁCEIS PARA CRIANÇA


Como fazer fósseis de folhas



Como mudar a cor de uma flor (experiência)



Atividade
As rochas e os minerais moram onde eu moro
Trabalho de investigação em Geologia

          Atenção: Por vezes, os recursos litológicos estão disfarçados!
          Repara nestes exemplos:
          •       O asfalto das ruas é extraído do petróleo, uma rocha sedimentar biogénica.
          •       Metais como o ferro ou o cobre são extraídos de minerais presentes em algumas rochas.
          •       As telhas e os azulejos são feitos de argila, uma rocha sedimentar detrítica.
          •       O cimento provém de rochas sedimentares, principalmente calcário e marga.
          Podes consultar os seguintes documentos para mais exemplos:
          •       http://rop.lneg.pt/rop/FormTipo.php

PERMEABILIDADE DOS SOLOS
MAQUETE DE UMA CÉLULA, 
COMO FAZER ?
CULTIVO DE BACTÉRIAS

Como extrair DNA humano (experiência)

PESQUISA DE CÁLCIO NO LEITE

https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611074/E?se=&seType=





https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611077/E?se=&seType=


https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611089/E?se=&seType=



https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611092/E?se=&seType=

https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611095/E?se=&seType=
https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611098/E?se=&seType=

https://lmsev.escolavirtual.pt/playerteacher/resource/611101/E?se=&seType=





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