Técnico Auxiliar de Saúde - Descrição e Saídas Profissionais
Atividades
Sistemas do Corpo Humano
Sistema Imunológico
Como funciona o sistema imunológico?
REAÇÃO INFLAMATÓRIA
No local onde os agentes
patogénicos conseguem
penetrar no organismo vai
produzir-se uma reação inflamatória
traduzida por uma sequência
de acontecimentos que visam neutralizar ou
destruir esses agentes.
No tecido lesionado, alguns tipos
de células como os mastócitos e os basófilos produzem histaminas e outras substâncias. Estes sinalizadores químicos, para além de funcionarem como atração
de neutrófilos e outros
leucócitos para a área danificada - quimiotaxia, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e o aumento da permeabilidade dos mesmos.
Como consequência, vai aumentar o fluxo sanguíneo, responsável pelo calor e rubor local, e a quantidade de fluido intersticial, originando um edema. A dor, normalmente associada, é devida à distensão dos tecidos e à ação de várias substâncias nas terminações nervosas.
Cerca de meia hora a uma hora após o início da reação inflamatória, os neutrófilos e os monócitos começam a atravessar as paredes dos capilares – diapedese e a passar para os tecidos infetados. Os monócitos transformam-se então em macrófagos.
FAGOCITOSE
Os macrófagos que já existiam nos tecidos que foram invadidos multiplicam-se e tornam-se móveis. Estas células, os macrófagos resultantes da diferenciação dos monócitos e os já existentes nos tecidos que são infetados, fagocitam os corpos estranhos e destroem-nos em vacúolos digestivos por ação de enzimas hidrolíticas – fagocitose.
1º Quimiotaxia 2º Vasodilatação 3º Diapedese 4º Fagocitose 5º Formação de pús
Glóbulo Branco perseguindo uma Bactéria
Sem comentários:
Enviar um comentário